Sua empresa está passando por uma situação de crise? Entenda a importância da cessão de crédito empresarial na crise econômica.

O mercado de cessão de crédito pode ser um bom negócio tanto para as partes envolvidas quanto para a economia brasileira. A atividade, inclusive, é importante e pode ser vantajosa para a empresa porque contribui para a diminuição da inadimplência.

Para a empresa, a cessão de crédito é interessante porque diminui os riscos de que as pessoas associadas não paguem seus recebíveis, além de criar uma alternativa de receita. Isso vale tanto para as empresas de pequeno e médio porte, garantindo uma alternativa mais prática para obter fundos, frente ao crédito bancário.

As empresas que originam crédito, isto é, que apresentam recebíveis com registro no balanço, securitizam as carteiras de crédito. Assim, é possível transferir riscos associados aos ativos para investidores que compram títulos.

Securitizar vem do termo securitização e significa uma operação de financiamento onde a dívida é convertida em títulos negociáveis. Para uma empresa que está em crise, essa é uma saída muito importante. Quando uma empresa assume um empréstimo e faz o parcelamento, a operação é chamada de securitização, porque cada uma das parcelas se torna títulos que podem ser negociados.

> Política de crédito

A política de crédito é um compilado de regras e também critérios que são usados por empresas para fazer com que o financiamento ou o empréstimo para clientes seja viável. Para criar uma política de crédito, é importante considerar o momento do negócio, principalmente se houver crise. As alterações são relevantes para avaliação de crédito, que devem ser feitas sempre que necessárias.

As empresas que já têm políticas mais flexíveis, mas que estão em uma situação de crise, podem alterar os critérios para a cessão de crédito. Isso torna o processo mais rígido até que as contas sejam acertadas. Também vai ajudar a reduzir os problemas de inadimplência, além de evitar que a situação econômica da empresa atinja um patamar mais crítico.

No caso de uma uma empresa que já está estabelecida no mercado e tem alto número de insolvabilidade, é preciso ter uma política de crédito bem criteriosa, que dê acesso a clientes que paguem suas dívidas. O desafio, no entanto, é diminuir as vendas sem que a qualidade na análise de crédito seja perdida.

Para reduzir os impactos e também evitar os não pagamentos, fazendo com que a inadimplência se agrave, alguns bancos estão mais rígidos em relação à concessão de crédito, principalmente na situação atual de crise econômica. É importante estar atento, porque sim, é possível aprovar crédito com segurança.

> Mercado e cessão de crédito

O mercado de cessão de crédito tem mais de duas décadas. Com o aumento da oferta de crédito, aumentou também a inadimplência, principalmente depois da crise de 2008, quando esse tipo de mercado se tornou ainda mais importante para situações de crise econômica. No Brasil, esse mercado vem ganhando fôlego e está sempre refletindo a expansão do crédito, que gerou o aumento da quantidade de devedores e também de dívidas.

Nós, da FVL Advocacia, estamos prontos para te ajudar em qualquer questão. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Gostou do artigo?

Compartilhe no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui para te ajudar no que precisar, fale conosco!

Contatos

Av. Marquês de São Vicente, 446 – Conj. 1604 – Barra Funda – São Paulo SP – CEP: 01139-000

Telefone: (11) 3192-3822

E-mail: contato@fvladvocacia.com.br

Atendimento Exclusivo

para empresas

informe seus dados e você será direcionado para nosso atendimento