Quais são os principais tipos de devedores?

O setor de cobrança de uma empresa é a linha de frente no processo contra a inadimplência e na recuperação do crédito. Uma tarefa que requer um certo conhecimento sobre como ocorre essa falta de pagamento e de que forma ela pode ser revertida.

Sabemos que as características dos inadimplentes podem variar de acordo com o tipo de negócio. Cada empresa deve traçar os perfis específicos de seus clientes e entender por qual motivo deixam de honrar suas dívidas no prazo.

Entretanto, apesar dessas diferenças, o perfil dos devedores pode ser classificado de um certo modo e hoje estou aqui para lhe apresentar os principais tipos de devedores. Com isso, quero facilitar o processo de escolha da melhor estratégia a ser utilizada para a recuperação de crédito.

Vamos lá?

Devedor ocasional

Neste caso em específico, estão aqueles devedores que não costumam atrasar seus pagamentos. Geralmente seus atrasos estão ligados a algum imprevisto e, por serem pegos de surpresa, podem acabar priorizando outros pagamentos ou simplesmente acabam esquecendo a data de vencimento.

Por não se considerarem devedores, muitas vezes podem se irritar com cobranças, uma vez que se sentem injustiçados por sempre pagarem suas contas em dia. Desse modo, é necessário ter muita cautela para não desgastar a relação.

Devedor negligente

Neste caso, o devedor não possui uma vida financeira organizada e é marcado pelo descontrole de suas finanças. Por conta disso, muitas vezes não dispõe de condições imediatas para quitar a dívida. Em outras situações, deixa de pagar suas contas apenas por ter esquecido. Assim, é papel do cobrador lembrá-lo de honrar seus compromissos e estabelecer acordos bem claros, alertando sobre prazos e pagamentos.

Mau pagador

Esse tipo de devedor é considerado o maior desafio para recuperar o que é devido. O “mau pagador” são os consumidores que sabem que devem e não se importam com isso. Se recusam a pagar, inventam desculpas, se esquivam dos cobradores ou, ainda, simplesmente desaparecem.

Em situações assim, é preciso ser mais enérgico na abordagem, deixando claro os riscos e implicações legais que podem ocorrer, caso não seja cumprido o compromisso. Podemos dizer também que esse tipo de consumidor não é um cliente muito interessante, uma vez que exige um desgaste maior.

Devedor viciado ou crônico

Esse tipo de devedor geralmente não possui problemas financeiros, contudo, pela má organização de suas contas, acaba atrasando pagamentos. Entretanto, apesar de estar sempre em atraso, após uma cobrança efetiva costuma pagar até mesmo com multas e juros, se for preciso. É o tipo de cliente que deve ser preservado, visto que, apesar de atrasar alguns pagamentos, sempre honra seu compromisso.

É claro que as características desses tipos de devedores podem mudar, principalmente em tempos de crise. Por este motivo, existem algumas técnicas básicas a serem seguidas para facilitar as cobranças e minimizar os desgastes. E esse procedimento de identificar o perfil do devedor é fundamental para traçar a melhor estratégia de cobrança.

Por fim, conforme observamos, para combater a inadimplência é preciso ter uma boa política de cobrança, uma rigorosa avaliação de crédito, e cercar-se de excelentes profissionais para que possibilitem uma boa resolução.

Possui alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo que a nossa equipe terá um enorme prazer em ajudá-lo.

Gostou do artigo?

Compartilhe no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui para te ajudar no que precisar, fale conosco!

Contatos

Av. Marquês de São Vicente, 446 – Conj. 1604 – Barra Funda – São Paulo SP – CEP: 01139-000

Telefone: (11) 3192-3822

E-mail: contato@fvladvocacia.com.br

Atendimento Exclusivo

para empresas

informe seus dados e você será direcionado para nosso atendimento