A recuperação de crédito é um assunto que gera dúvida em quem está começando a sonhar com o próprio negócio e que também atinge aqueles que atuam há muito tempo à frente de suas empresas. Isso porque para reaver um valor em atraso não é só considerar o seu valor inicial. Há muitos outros fatores envolvidos.
Para que a inadimplência não se torne um pesadelo, é preciso traçar estratégias para enfrentá-la e diminuir seus índices. Ter metas é o melhor caminho para assegurar que isso será cumprido e que haverá uma base com a qual parametrizar sua evolução.
Conheça os recursos
A objetividade e a organização são indispensáveis para estabelecer metas relevantes e adequadas à cobrança. Um meio de fazer isso é por meio do método SMART ou meta inteligente.
S – Smart ou Específico: significa que não há qualquer precedente para interpretação dúbia. Ser específico, significa, por exemplo, reduzir as inadimplências de até
R $3.000,00.
M – Mensurable ou Mensurável: quer dizer que a meta pode ser medida. Ou seja, acompanhar toda a sua evolução, comparando com períodos anteriores e prevendo resultados possíveis no futuro.
A – Attainable ou Atingível: ainda que o desejo de zerar todas as cobranças exista, não é possível fazer isso de um mês para outro. É preciso entender os índices atuais para então calcular o que pode ser feito dentro desse cenário.
R – Realistic ou Realista: não é possível ir de A a Z sem atravessar todo o alfabeto. Então, quando se fala de meta atingível, quer dizer que ela é possível de ser realizada sem pular etapas, dentro do prazo estipulado e dos recursos disponíveis.
T – Timely ou Time-based: representa o espaço temporal no qual todas as ações serão trabalhadas em prol do objetivo.
Coloque a cobrança na ponta do lápis
Para que a conta feche no final de mês, é preciso calcular o índice de inadimplência. Ele engloba o percentual de consumidores que estão em atraso, geralmente considerando um período superior a 90 dias.
A fórmula para esse índice é:
Taxa de inadimplência= títulos em atraso/vendas a prazo x 100.
Se a quantia não paga é de 8.000 e a de recebimentos é de 100 mil, a conta ficaria da seguinte forma:
Tx. Inadimplência: 8.000/70.000×100
Logo, o índice é de 1,1% em um dado mês. No mês seguinte, esse percentual pode aumentar ou diminuir, conforme o seu desempenho.
Assim, você acompanha a evolução e pode traçar como objetivo diminuir um determinado número no decorrer de um período, como um trimestre.


