Como calcular as metas de recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é um assunto que gera dúvida em quem está começando a sonhar com o próprio negócio e que também atinge aqueles que atuam há muito tempo à frente de suas empresas. Isso porque para reaver um valor em atraso não é só considerar o seu valor inicial. Há muitos outros fatores envolvidos.

Para que a inadimplência não se torne um pesadelo, é preciso traçar estratégias para enfrentá-la e diminuir seus índices. Ter metas é o melhor caminho para assegurar que isso será cumprido e que haverá uma base com a qual parametrizar sua evolução.

Conheça os recursos

A objetividade e a organização são indispensáveis para estabelecer metas relevantes e adequadas à cobrança. Um meio de fazer isso é por meio do método SMART ou meta inteligente.

S – Smart ou Específico: significa que não há qualquer precedente para interpretação dúbia. Ser específico, significa, por exemplo, reduzir as inadimplências de até

R $3.000,00.

M – Mensurable ou Mensurável: quer dizer que a meta pode ser medida. Ou seja, acompanhar toda a sua evolução, comparando com períodos anteriores e prevendo resultados possíveis no futuro.

A – Attainable ou Atingível: ainda que o desejo de zerar todas as cobranças exista, não é possível fazer isso de um mês para outro. É preciso entender os índices atuais para então calcular o que pode ser feito dentro desse cenário.

R – Realistic ou Realista: não é possível ir de A a Z sem atravessar todo o alfabeto. Então, quando se fala de meta atingível, quer dizer que ela é possível de ser realizada sem pular etapas, dentro do prazo estipulado e dos recursos disponíveis.

T – Timely ou Time-based: representa o espaço temporal no qual todas as ações serão trabalhadas em prol do objetivo.

Coloque a cobrança na ponta do lápis

Para que a conta feche no final de mês, é preciso calcular o índice de inadimplência. Ele engloba o percentual de consumidores que estão em atraso, geralmente considerando um período superior a 90 dias.

A fórmula para esse índice é:

Taxa de inadimplência= títulos em atraso/vendas a prazo x 100.

Se a quantia não paga é de 8.000 e a de recebimentos é de 100 mil, a conta ficaria da seguinte forma:

Tx. Inadimplência: 8.000/70.000×100

Logo, o índice é de 1,1% em um dado mês. No mês seguinte, esse percentual pode aumentar ou diminuir, conforme o seu desempenho.

Assim, você acompanha a evolução e pode traçar como objetivo diminuir um determinado número no decorrer de um período, como um trimestre.

Gostou do artigo?

Compartilhe no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui para te ajudar no que precisar, fale conosco!

Contatos

Av. Marquês de São Vicente, 446 – Conj. 1604 – Barra Funda – São Paulo SP – CEP: 01139-000

Telefone: (11) 3192-3822

E-mail: contato@fvladvocacia.com.br

Atendimento Exclusivo

para empresas

informe seus dados e você será direcionado para nosso atendimento