Cinco dicas para tirar a sua empresa da crise econômica

Estamos vivendo um momento de pós-pandemia e muitas empresas ainda estão se recuperando financeiramente. Durante o auge da pandemia, muitas precisaram realizar demissões – o que gerou custos com rescisões, outras ainda estão vivenciando uma crise econômica simplesmente pela impossibilidade de funcionar. Em momentos como esse, há algumas estratégias que podem ser seguidas para tirar a empresa dessa situação.

Independentemente do setor e do porte da empresa, todas estão precisando se adaptar ao novo momento. No entanto, para reduzir os impactos nas operações e na própria saúde financeira da empresa, é preciso agir. Para isso, é fundamental seguir algumas dicas. Separamos as cinco que consideramos mais importantes.

É ESSENCIAL QUE O GESTOR SEJA LÍDER

A primeira dica é uma das mais importantes, inclusive mesmo que a empresa não esteja passando por uma crise. É essencial que o gestor seja um líder. Antes de fazer uma mudança estrutural na empresa, o gestor precisa ser transparente com os seus funcionários. Isso significa deixar claro que a empresa está em crise e que, inclusive, o dono também está sendo afetado. Essa clareza é um modo de demonstrar a extensão do problema.

Dessa forma, é possível manter os funcionários confiantes. No entanto, é fundamental mostrar que economizar é a melhor saída. Será necessário explicar que alguns reajustes precisarão ser feitos para que a empresa não entre no vermelho.

REDUZA GASTOS

A redução de gastos deve ser realizada de forma consciente, ou seja, diminuir as despesas corretas. Normalmente, o maior problema é a folha de pagamento dos empregados. No entanto, esses cortes precisam ser feitos cuidadosamente, de modo que não afetem a produção da empresa. Uma alternativa para reduzir os custos com pessoal é trocar a gratificação por recompensas, como folgas e vale compras, entre outras opções que vão depender do porte da empresa.

O banco de horas também pode ser uma substituição para as horas extras, tendo em vista que as horas trabalhadas a mais não serão acrescidas no salário, mas sim compensadas com folgas.

VERIFIQUE OS PROCESSOS DA EMPRESA

Verificar os processos da empresa por meio de um mapeamento irá permitir uma avaliação das operações empresariais, o que pode gerar um aumento na eficiência do trabalho e também nas condições dos funcionários. É essencial buscar um consultor para analisar uma boa saída com o objetivo de aumentar a lucratividade e a produtividade da empresa, mesmo no momento de crise.

TENHA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA

Nesses momentos de crise, uma planilha funciona bastante para manter a organização da empresa, não só financeiramente, mas também em relação à gestão. Desse modo, é possível acompanhar de forma mais organizada a realidade econômica do negócio. Mantenha a planilha de gastos, e também a de receita, sempre atualizadas.

Esse documento vai servir de estudo, junto a outros relatórios, justamente para observar como a redução de custos poderá ser feita e quais ações poderão ser tomadas. Com ele, você pode tentar adiantar alguns pagamentos mais urgentes e negociar com bancos e fornecedores.

PROCURE NOVAS SOLUÇÕES

Por último, mas não menos importante, estude. Procure soluções, leia, esteja sempre atento. Se o dinheiro não é o suficiente para que um consultor resolva seu problema mais rapidamente, você mesmo terá que aprender. Com isso, conte com um advogado para que tudo seja feito da melhor forma possível. Estude não apenas estratégias, mas também o funcionamento da sua própria empresa, buscando soluções para sair da crise econômica.

Esteja sempre ciente que as dificuldades são passageiras e pode ser uma grande chance para corrigir falhas na empresa, inclusive, com a possibilidade de rever alguns processos ou criar outros.

E agora vai uma dica extra: mantenha sempre o foco e seja objetivo. Foque no que a sua empresa faz de melhor e no que pode gerar lucros. Além disso, concentre-se e seja bastante objetivo e consciente. Faça o que for necessário!

Nós, da FVL ADVOCACIA, estamos prontos para esclarecer qualquer dúvida. Ficou alguma questão? Entre em contato conosco. Converse com a nossa equipe, sem compromisso, pelo nosso WhatsApp. 👊

Gostou do artigo?

Compartilhe no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos aqui para te ajudar no que precisar, fale conosco!

Contatos

Av. Marquês de São Vicente, 446 – Conj. 1604 – Barra Funda – São Paulo SP – CEP: 01139-000

Telefone: (11) 3192-3822

E-mail: contato@fvladvocacia.com.br

Atendimento Exclusivo

para empresas

informe seus dados e você será direcionado para nosso atendimento